top of page
  • Foto do escritorDríade

Tarot - Os Planos de Leitura de Cada Arcano

Atualizado: 26 de abr. de 2019

Conteúdo retirado da Apostila "Curso de Tarot Completo" de Aline Dríade.



Os Planos de Leitura dos Arcanos Maiores

Na maioria dos livros e cursos sobre Tarot, o significado das cartas é ensinado sem a separação dos planos de leitura, o que dificulta o aprendizado do aluno. Por exemplo: suponhamos que você pergunte ao Tarot se “Fulano” terá uma vida financeira próspera em 2018 e que a carta tirada tenha sido “O Pendurado”. Se olharmos na maioria dos livros, o significado desse Arcano estará mais ou menos assim: “Renúncia, devoção, estagnação, fé, dificuldades, sacrifício, filantropia, inação, renúncia, sofrimento e etc.” Com tantos significados diferentes, ao interpretar a resposta é bem provável que você fique confuso(a). Mas ao estudar os planos de leitura SEPARADAMENTE, o estudo fica mais fácil de compreender. Agora vejamos o significado do Pendurado em cada plano de leitura:


Plano Mental – Obsessão, pensamento no passado, ilusão, submissão.

Plano Emocional – Sofrimento, frustração, apego ao passado, insatisfação.

Plano Espiritual – Filantropia, devoção, renúncia, espiritualidade.

Plano do Conselho – Não agir no momento, olhar a situação por um outro ângulo, entender o que a vida quer te ensinar através de tal situação, aceitar aquilo que não se pode modificar.


Se você faz uma pergunta de PREVISÃO DE FUTURO sobre a área material da vida, a resposta estará ligada SOMENTE ao plano material da carta.

Se você faz uma pergunta PREVISÃO DE FUTURO sobre a área mental da vida, a resposta estará ligada SOMENTE ao plano mental da carta.

Se você faz uma pergunta PREVISÃO DE FUTURO sobre a área emocional da vida, a resposta estará ligada SOMENTE ao plano emocional da carta.

Se você faz uma pergunta PREVISÃO DE FUTURO sobre a área espiritual da vida, a resposta estará ligada SOMENTE ao plano espiritual da carta.


Se você faz uma pergunta para pedir um ACONSELHAMENTO ao Tarot, independente da área da vida, a resposta estará ligada SOMENTE ao plano do CONSELHO da carta.


Agora vejamos quais perguntas se encaixam em cada plano de leitura:


Plano Material – Todas as perguntas ligadas a questões materiais, físicas, práticas, como: “Como estará a minha vida financeira nesse ano?” “Vou passar no concurso X?” “Terei uma boa oportunidade de trabalho no mês que vem?” “Conseguirei comprar meu carro daqui 6 meses?” “Vou me casar com fulano em março?”

Plano Mental – Todas as perguntas relacionadas a pensamento, personalidade, comportamento, comunicação, como: “Fulano pensa em ser meu sócio?” “Como é a personalidade da minha nova gerente?” “Vou conseguir me expressar bem na prova oral de hoje?” “Fulano vai me procurar para conversar?”

Plano Emocional – Todas as perguntas relacionadas aos sentimentos e às emoções e desejos, como: “Fulano quer fazer parceria comigo?” “Vou me sentir bem na festa de amanhã?” “Meu parceiro me ama?” “Como estarão as minhas emoções nesse ano?”

Plano Espiritual – Todas as perguntas relacionadas à espiritualidade, como: “Quais são meus dons espirituais?” “Como estou espiritualmente?” “Estou recebendo algum ataque espiritual?” “Fulano está bem protegido espiritualmente?”

Plano do Conselho – Todas as perguntas que pedem aconselhamento, como: “Devo comprar uma casa nova mês que vem?” “Como devo me comportar no evento do final de semana?” “Qual energia preciso trabalhar em mim para progredir no trabalho?”

Então, voltando à pergunta do Pendurado: “Fulano terá uma vida financeira próspera em 2018?” Nesse caso, a pergunta está ligada ao plano MATERIAL da vida. Portanto, ao ler a carta do Pendurado somente no plano material, a resposta seria: Não. Fulano não terá uma vida financeira próspera porque a carta do Pendurado no plano material significa estagnação, impossibilidade de realizar, de construir, de prosperar na matéria.


Acesse as informações sobre o Curso de Tarot Completo no link abaixo:


Curso de Tarot: https://www.driade.net/cursos



908 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page