top of page
  • Foto do escritorDríade

Maat - Deusa da Verdade

Atualizado: 19 de jun. de 2019

Por Aline Dríade


Resumidamente, Maat rege a Ordem Cósmica e a Lei Divina. TUDO passa por ela, cujos poderes até mesmo os demais Deuses devem se submeter!



"Quando estudei sobre Maat e vi a "Harmonia" como um de seus atributos, "uma ficha caiu" dentro de mim: a Harmonia é uma qualidade vinda do Trono do Amor Divino, mas para que essa energia se manifeste em nossas vidas, precisamos da Ordem e do Equilíbrio, pois somente quando estamos equilibrados e ordenados em nossos relacionamentos, conseguimos acessar a harmonia nas relações; somente quando estamos equilibrados e ordenados em nossa vida profissional, conseguimos acessar a harmonia no trabalho (e assim por diante, em cada área de nossa vida). No meio da bagunça (caos), na falta de limites (leis), com mentiras (falta de verdade), com excessos (falta do equilíbrio e, consequentemente, da justiça), como seria possível alcançar a tão almejada harmonia? Maat é a Harmonia do Amor Divino que vem através da Ordem, Lei, Verdade, Equilíbrio e Justiça Divina! Heya Maat!!" - Aline Dríade



Atributos: Verdade, Justiça, Equilíbrio, Ordem, Lei, Moral, Harmonia Universal, Confiança, Sabedoria.

Mito: Filha de Rá (às vezes considerada mãe do Deus Sol). Representada por uma Pena de Avestruz, a qual é colocada na balança do Amenti (o Submundo Egípcio, para onde as almas vão após o desencarne). A Pena é o contra peso do coração do morto. Se o coração fosse mais pesado que a Pena (comprovando que cometeu muitos erros em vida), a alma seria devorada pelo Monstro Ammit e, assim, deixaria de existir. Caso contrário, viveria no Duat (semelhante ao “paraíso” cristão). A pesagem do coração era um dos temas mais importantes e temidos no Antigo Egito. Para terem uma boa passagem após a morte, os egípcios faziam inúmeros rituais de proteção, pedindo as bênçãos de Maat; Deusa responsável pela Ordem e Harmonia de todas as coisas. Até mesmo os outros Deuses se submetiam às Leis de Maat, por ser a Juíza do Mundo e dos Tribunais da Consciência, mantendo a Harmonia Universal (dos astros, dos seres, dos elementos, da natureza, da vida)! Ela era o conceito de Verdade e Honestidade, de Moral e Boa Conduta. Sem Maat, tudo seria Caos.

Elementos para Rituais e Oferendas: pena, balança antiga, ankh, elemento ar, cor amarela.







115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page